Quero receber a newsletter TGW!

O orgasmo, o que é e o que o inibe?

Já falamos sobre porque devemos conversar sobre sexo. Agora vamos nos aprofundar no assunto. Você sabia que o prazer sexual é mais do que o orgasmo?

Quando se fala em prazer sexual feminino, poucos conseguem delimitar os conceitos existentes, por isso vamos defini-los a seguir:

Squirt: é a ejaculação feminina, ou seja, saída de fluidos pela vagina em razão do prazer;
Gozar: é o pico de prazer local, ou seja, quando se há extremo prazer na região dos órgãos sexuais;
Orgasmo: é o pico do prazer sistêmico, ou seja, aquele que envolve todo o corpo.

Talvez você não imaginasse que existe diferença entre gozar e ter um orgasmo, por isso, a seguir, discutiremos sobre os principais pontos que os tornam tão diferentes.

circle graph of orgasm cycle

Quando existe diálogo entre o casal, a verbalização de anseios, receios, sentimentos e medos, estreita os laços e gera intimidade emocional, que leva à neutralidade e estímulo sexual, conforme mostrado na imagem. Isso gera o desejo espontâneo e a excitação, que culminam na satisfação emocional e física. A esse ápice denominamos ORGASMO, uma vez que o ‘gozar’ é apenas a satisfação física.

O dialogo é vital dentro de um relacionamento, e é por esse motivo que, quando fragilizado, é a maior causa da anorgasmia (o dicionário Oxford define como a incapacidade persistente de atingir o orgasmo, apesar de responder à estimulação sexual). Porém, ele não é o único fator que limita essa intimidade, existem outros mais, que citaremos a seguir:

– Pensamentos na hora H, tais como: “deixei roupas no varal e parece que vai chover”; “será que meu filho, no quarto ao lado, pode escutar isso?”; “será se ele viu minhas estrias?”. Eles impedem que o prazer alcance algo além do estado físico.

– Depressão: com o desequilíbrio dos hormônios da felicidade, a interação emocional fica prejudicada, limitando o prazer

– Medo e culpa: esses sentimentos promovem uma condição chamada de ‘vaginismo’, que consiste na contração duradoura dos músculos da pelve, inibindo qualquer tentativa de aproximação e penetração. Normalmente são causados por algum trauma.

anatomy: drawing of a clitoris

– Doenças circulatórias: partindo do pressuposto que para que ocorra ereção é necessário que os espaços cavernosos se encham de sangue, a circulação do sangue no nosso corpo está inteiramente ligada ao sexo. Você deve estar se perguntando: – Mas, apenas homens possuem ereção. Bom, vamos dar uma recapitulada na anatomia: ao observar a imagem, pode-se notar que o clitóris não é apenas aquela parte visível, e sim, essa estrutura que se assemelha a um pênis partido. Ou seja, ele também possui espaços cavernosos para serem preenchidos de sangue no momento da excitação. Mas, se houver algum problema na circulação, desde um colesterol elevado até uma doença mais séria, essa excitação estará comprometida, interferindo em qualquer nível de prazer.

– Diabetes mellitus: essa doença se caracteriza pelo excesso de glicose e gordura fora da célula, por não possuir insulina suficiente para transportar esses nutrientes para dentro. Com isso, a célula não possui energia para trabalhar, já que a glicose está fora dela Isso resulta em indisposição e fadiga no ato sexual, e essa situação somada à condição circulatória, inibe qualquer via de prazer.

Fimose de clitóris: acredito que você já ouviu muito sobre fimose, mas já imaginou você ter fimose? Aqui entra a importância de se conhecer, e ter ciência de suas estruturas. O clitóris é o local mais inervado da região íntima, é onde pode gerar maior quantidade de prazer, e quando o mesmo se encontra ‘tampado’ é como tampar sua maior via de prazer.

These are the main causes of anorgasmia, but of course, there are others. I ask you to be honest with yourself about your body, thoughts, and mental health so you can resolve whatever is limiting your pleasure, and give yourself completely to your love with love. The goal is for connection in both mind and body, and, then, yes, there will be orgasms aplenty. Enjoy 😉

1 comentário em “Orgasms 101: what are they and what prevents them?”

  1. Pingback: Exames pré-nupciais para marcar antes do casamento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar
Girl writes in journal
The Girl Writes is a space created by women for women. Everything in a faith-based perspective. No adaptations necessary. Learn more.

Related Posts

pt_BR

EI! VOCÊ É MAIOR DE IDADE?

ESTA PÁGINA REQUER QUE VOCÊ TENHA 18+ ANOS.